Meu Senhor do Bonfim



A famosa Lavagem do Bonfim, símbolo do sincretismo religioso da Bahia, acontece sempre na 2ª quinta-feira do ano e move milhares de pessoas, de literalmente, todas as crenças até a Sagrada Colina.

O cortejo das baianas, que sai da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia, em direção as escadarias da igreja, é lindo de se ver. É impossível conter a emoção e não reconhecer a beleza diante da Fé e da gratidão de quem vai até lá, debaixo de sol ou da chuva, para receber toda a força que esse dia tem.

As baianas lavam as escadarias das igrejas, assim como faziam os escravos, e abençoam os visitantes, sedentos por um banho de água de cheiro, um abraço ou foto com as senhoras com seus vestidos alvos de brocado.

Além da parte sagrada, acontece também a profana. Durante o resto do dia um montão de festas acontecem, simultaneamente, e o povo cai na folia... Aí vale brindar, beijo na boca e dançar até a quinta-feira acabar...
🙏🏻💙

Esse trechinho faz parte de um livro que estou escrevendo, ainda sem título, sobre uma turista que vem passar o verão em Salvador e eu estou ansiosa para compartilhar com vocês cada linha desse cenário de sons, cores, amores e alegria. A que vibra em nós e que pretendo plantar em vocês...

Eu não sou católica, mas de vez em quando vou lá para amarrar minhas fitinhas e fazer pedidos, acender minhas velas de agradecimento e pedir que sejam derramadas as bênçãos, luz de amor e misericórdia, sobre todos nós.

Venham conhecer a Bahia e se contagiar com essa energia!

Gratidão

Renata Dias


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Release Bienal SP

Capa O QUARTO DO SONHO - EBOOK

Um pouso para o amor no Wattpad